fbpx

Sabe porque é que o gato e o rato se odeiam? A lenda do gato e do rato – Astrologia Chinesa

Conhece a Lenda sobre a Astrologia Chinesa ?

Segundo uma lenda chinesa, o Buda convidou todos os animais da Criação para uma festa do Ano Novo Chinês. O objetivo era presentear cada um dos animais com o objectivo de comemorar a passagem do ano novo. A maior parte dos animais não deu importância ao convite do Buda e preferiu ficar a comer, a beber, a dormir, a rebolar na relva, a caçar e não apareceram ao chamamento do Buda, tendo aparecido apenas doze animais e, por isso, foram recompensados  com a presença do nome da espécie e de acordo com a ordem de chegada, nomeadamente:

  1. Rato
  2. Boi
  3. Tigre
  4. Coelho
  5. Dragão
  6. Serpente
  7. Cavalo
  8. Cabra
  9. Galo
  10. Macaco
  11. Cão
  12. Porco

Estes animais fizeram um juramento solene perante Buda, no final da Festa do Ano Novo Chinês, de que um deles estará permanentemente durante um ano com o objetivo de dar toda atenção ao mundo, pregando através das suas qualidades e espiritualidades, enquanto os outros onze ficam a praticar o Bem em Silêncio. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, Buda garante uma certa harmonia no mundo.

A Lenda do Gato e do Rato

Na véspera da festa do Ano Novo Chinês, o gato e o rato eram grandes amigos e tinham amigos em comum, bebiam juntos em festas, comiam várias vezes em conjunto decidiram combinaram que o primeiro a acordar de manhã teria que acordar o outro para que fossem juntos à festa. O que se passou foi que o Rato acordou atrasado, despachou-se rapidamente e esqueceu-se de acordar o Gato. O Gato acordou atrasado, foi a correr, mas não conseguiu chegar a tempo e devido a isso não teve oportunidade de ser integrado no Horóscopo Chinês, acabando por ser substituído pelo coelho. O G ato ficou indignado e magoado por se sentir traído pelo amigo Rato e até hoje não pode ver sequer a sombra que o ataca imediatamente. O Gato decidiu começar a dedicar-se aos Humanos para recuperar a confiança e o orgulho perdidos, trazendo muitos fregueses para que os negócios prosperassem e para proteger os donos dos estabelecimentos do mau olhado, sendo por este motivo que existe uma estatueta de um Gato a dizer adeus nas entradas das lojas e dos restaurantes chineses. Este felino, devido ao longo convívio com os humanos, tornou-se um excelente companheiro, sobretudo por ser silencioso e saber respeitar os direitos do dono, desde que este também saiba respeitar os seus.

Isabel Figueiredo Paula

Professora Certificada de Mandarim

isabel.figueiredo.paula@ifp.pt