fbpx

Conta a lenda que um velho sábio chinês era o mestre da paciência, superando tudo e todos, nunca perdendo a paciência perante qualquer acontecimento ou comportamento menos próprio. Um belo dia, um homem chegou perto dele e desafiou-o: disse que faria o Mestre perder a paciência pela primeira vez na vida. O mestre aceitou o desafio. Aqui o desafio ficou mais complicado, pois o homem era conhecido por não ter escrúpulos, por ser  arrogante e mal educado. Assim, não foi surpreendente que o homem começasse a insultar o mestre de várias formas, desde atirando-lhe pedras até  cuspir na cara. Mas nada resultou, pois o Mestre manteve-se impávido e sereno como se nada fosse. Esta situação durou durante algum tempo, até que um dia o homem simplesmente desistiu e foi-se embora  Depois de o homem se ter ido embora, os discípulos do Mestre, surpreendidos pela falta de reação em relação aos insultos diários, perguntaram:

“Mestre, como foi possível que tenha aguentado tamanhos insultos? Tanta humilhação? Como foi possível?”

E o Mestre, pacientemente, perguntou-lhes:

“Se vocês tiverem um presente que queiram oferecer a alguém e essa pessoa não aceitar, com quem fica o presente?” Eles pensaram, olharam uns para os outros e disseram:

“Fica comigo”, disseram os alunos. 

“É isso mesmo! e acrescentou: Com a raiva, com a ira e com a inveja acontece exatamente o mesmo, ou seja, fica com quem a pratica!”

Esta história ou lenda, é associada à famosa frase “A paciência do Chinês”. Espero que fiquem a meditar e a pensar no assunto!

O meu nome é Isabel Figueiredo Paula, tenho uma empresa chamada ORIENTATE, amo e adoro a China!

Até à próxima!